O ar está irrespirável

Fico estarrecido com o furioso sono das instituições brasileiras. Fico intrigado com a incapacidade de articulação da sociedade civil. Talvez a segregação explícita seja de fato menos pior que a instauração de um mito de miscigenação e democracia social. Os Estados Unidos conseguiram usar a morte — registrada e televisionada — de um cidadão negro para catalizar algumas discussões que precisavam ser feitas.

Compreendo a necessidade do isolamento e sou seu ferrenho defensor, mas vejo, acima de tudo, a necessidade de ação. Infelizmente, manifestações digitais não levam a nada, nem sequer são noticiadas. Talvez seja o caso de repensar a estruturação dos protestos. Que se mantenha a distância de 3 metros entre cada um dos manifestantes, mas que a manifestação ocorra! Que alguma entidade distribua máscaras PFF2, que os organizadores exijam o afastamento, mas que ocorra.

Eu ia escrever esse texto logo após o massacre no Jacarezinho, mas não tinha cabeça. Pelo visto o torpor está começando a se dissolver. Eu realmente não sei se vale a pena correr atrás do impeachment agora (até porque o Mourão provavelmente seria um Bolsonaro que sabe usar talheres, se é que me entendem): não se pode pensar que o bolsonarismo esteja morto. Existe uma parcela de cerca de 10 % dos brasileiros que são, de fato, protofascistas. Ao mesmo tempo, cerca de 20 % é tão desinformada e desinteressada que sequer tem acesso às informações necessárias para criticar seu voto no Bolsonaro.

O meu medo é o generalíssimo assumir e usar o impeachment como oportunidade para mudar as atitudes do governo para algo minimamente decente e isso, junto com a retomada econômica, reeleger o Mourão. Lembrem-se: Lula venceria o Bolsonaro segundo as pesquisas, nada se investigou sobre o vice que anda convenientemente quieto. Não se pode esquecer do gigantesco aparato desinformacional detido pelo gabinete do ódio (que nunca parou de operar), devemos esperar todo tipo de maluquices. Se preparem para ouvir que a cúpula do PT é formada por satanistas pedófilos, vai ser daí pra pior.

Edit de 29/05 às 19:40: foi um show de horrores. Gritaria e aglomeração. Preparem as flores para os velórios daqui a um mês.

Deja una respuesta

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s